Interinstitucional / Internacional
Publicado: 03/05/2017 - 12:01
Última modificação: 03/11/2023 - 15:18
Ações de Internacionalização
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil vêm mantendo colaborações e parcerias com Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e Exterior, dentre as quais.
Visitas
2010: O Programa recebeu a visita do Prof. Alan B. Lolaev, da North Caucasian Institute of Mining and Metallurgy (Rússia) que resultou no firmamento do Acordo de Cooperação entre a UFU e a North Caucasian Institute of Mining and Metallurgy/Rússia, o que promoveu parceria na participação em eventos científicos para a troca de informações e publicações técnicas.
2016: Visita do Eng. Ambiental Stefano Figus, italiano e formado da Univerisità degli studi di Cagliari. A vinda teve financiamento próprio, cujo foco do estudo foi a modelagem matemática da pluma de contaminação de águas subterrâneas em uma região costeira da Itália. O Eng. Stefano foi supervisionado pelo Prof. Dr. José Eduardo Alamy Filho, tendo como resultado desta parceria uma submissão de artigo científico em periódico de impacto.
Prof. Antônio Carlos dos Santos realizou visitas técnicas e encontro com o Prof. José Mora Ruancho na Universidade de Chiuahua (México), e em Portugal: Universidade do Porto com o Prof. Dr. Diogo Ribeiro;
2017: Prof. Antônio Carlos dos Santos realizou visitas técnicas na Universidade de Castilha e La-Mancha (Espanha) e encontro com o Prof. Dr. Gonçalo Ruiz Lopes.
Parcerias
O Prof. Marcio Ricardo Salla, docente permanente no PPGEC, é membro do grupo de pesquisa em recursos hídricos no Instituto de Ingeniería del Agua y Medio Ambiente - IIAMA de la Universidad Politecnica de Valencia - UPV/España. A maioria dos estudos realizados pelo Prof. Marcio tem a participação dos docentes do IIAMA/UPV, tanto em coorientações e desenvolvimento de modelos quanto em publicações científicas conjuntas;
O Prof. Dr. Marcio Augusto Reolon Schmidt desenvolve um projeto de avaliação de impacto de cultura e preferências visuais de usuários transnacionais, em parceria com pesquisadores de universidades nacionais e internacionais e centros de pesquisa. No Brasil, através da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, em parceria com o Prof. Dr. André Luis de Alencar Mendonça. Na Polônia, através da Universidade de Wroclaw, em parceria com a Profª. Drª. Marlgozata Wieczorek e em Cingapura, através do Laboratory for Future Cities, em parceria com o Prof. Dr. Wang Tao. Esta parceria entre as instituições foi iniciada em meados de agosto de 2014, já rendendo publicações em eventos internacionais e periódicos nacionais;
O Prof. Dr. Jean Rodrigo Garcia possui parceria com o grupo de pesquisa em geotecnia da Unicamp em Campinas, já tendo atuado como pesquisador colaborador nesta instituição. Nesta parceria desenvolvemos pesquisas experimentais e numéricas em fundações instrumentadas, além de compartilhamento de softwares. O grupo de pesquisa cadastrado no diretório do CNPq denominada "Geotecnia do triângulo Mineiro" contém os detalhes dos pesquisadores, orientados e pesquisas que vem sendo desenvolvidos de forma colaborativa.
Recebendo Alunos Internacionais
Em 2017, o PPGEC passou a fazer parte do Edital PAEC-OEA/UFU oferecendo pela primeira vez, vagas para alunos estrangeiros. Com a inclusão na lista de programas selecionados no Edital, o PPGEC passa a receber anualmente até 02 (dois) alunos de países das Américas. Em 2017 foram selecionados dois candidatos (um peruano e um hondurenho) de um total de onze interessados. A expectativa é que a procura aumente bem como o aumento na oferta de vagas neste programa da OEA e o quadriênio atual finalize com pelo menos 08 (oito) alunos estrangeiros. Em 2019, um novo aluno foi selecionado e iniciará seu curso de mestrado em 2020.
Estágio de pós-doutoramento
Os intercâmbios também contam com os estágios de pós doutoramento dos docentes do programa:
Prof. Marcio Ricardo Salla, no Instituto de Ingeniería del Água y Medio Ambiente de la Universidad Politécnica de Valencia. Possibilitou uma parceria concreta com o grupo de pesquisa em recursos hídricos daquela universidade, formado pelos professores Javier Paredes Arquiola, Abel Solera e Joaquin Andreu Álvarez;
Prof. Dr. André Luiz Oliveira (docente permanente do PPGEC), realizou seu estágio de pós-doutorado em fevereiro de 2014 até fevereiro de 2015 na UNESP/Rio Claro, sob supervisão do Prof. Dr. Rodrigo Moruzzi, cuja pesquisa foi realizada na área de floculação e coagulação de efluentes domésticos e industriais.
Para o ano de 2015, o Prof. Dr. Carlos Eugênio Pereira realizou estágio de pós-doutorado no LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa/Portugal, cujo foco do projeto aprovado junto ao CNPq está relacionado às consequências hidráulicas e hidrológicas pelo rompimento de barragens, sob supervisão de Tereza Viseu, no período de fevereiro de 2015 até fevereiro de 2016.
Em 2018, o Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos realizou estágio de pós-doutorado no Faculty of Engineer da Universidade de Otawa, Canadá.
Ações de Interinstitucionalização
O PPGEC tem submetido aos órgãos de fomento à pesquisa um grande número de projetos com a finalidade de gerar conhecimento em problemas de grande relevância científica e de necessidade do estado e do país, assim como buscar financiamento que permita a aquisição de equipamentos de laboratório capazes de dotar o curso de uma infraestrutura ainda mais completa. Podem ser destacados os seguintes convênios de cooperação técnica:
O grupo de pesquisa em saneamento ambiental do PPGEC participa de uma proposta de projeto de pesquisa, submetido ao Edital MCTI/FINEP/AÇÂO TRANSVERSAL 01/2018 – SANEAMENTO, cujo foco é o tratamento e reuso de esgoto sanitário em pequenas comunidades a partir de tecnologias de baixo custo, em parceria com docentes da Universidade Paulista Júlio de Mesquita (Campus Bauru) e Universidade Federal do Ceará – UFC (Campus de Fortaleza).
Pós-doutorandos
Júlia Graciele Vieira – 2013 a 2015 – bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES. Atua na área de materiais de construção civil.
Guilherme de Lima – 2015 a 2016 – bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES. Atua na área de recursos hídricos em escala de bacia hidrográfica juntamente com os docentes permanentes do PPGEC.
Rondinele Alberto dos Reis Ferreira – 2016 a 2019 – bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES. Atua na área de materiais de construção civil juntamente com a docente permanente Leila Aparecida de Castro Motta.
Verônica dos Santos Lopes – 2017 a 2019 – bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES. Atua na área de Atua na área de saneamento juntamente com o docente permanente André Luiz de Oliveira.
Guilherme de Lima – 2017 a 2019 – retornou como pesquisador voluntário, enquadrado como pós-doutorando sem bolsa. Continua as atividades de pesquisa iniciadas em 2015.
Eventos
Informações sobre eventos aqui.
Participação em outros PPGs
O Prof. Antônio Carlos dos Santos (docente Permanente no PPGEC) coorienta uma tese de doutorado intitulada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil UNICAMP/Limeira.
O Prof. Marcio Augusto Reolon Schmidt (docente Permanente no PPGEC e no PPGCG/UFPR) orienta dois alunos de doutorado e dois de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas (PPGCG) da UFPR em Curitiba.
O Prof. Marcio Ricardo Salla (docente Permanente no PPGEC) coorientou uma dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Unesp/Bauru e atua como docente permanente no Programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental / UFU.
Em 2017, o Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva (docente permanente no PPGEC) coorientou duas dissertações de Mestrado na Universidade Federal de Santa Maria, sob coordenação do Prof. Dr. João Kaminski Junior.