Acontece

Pesquisas UFU e Vale S.A. contribuem para fortalecimento da infraestrutura e segurança de ferrovias no Brasil

Professor do PPGEC, Dr. Antônio Carlos dos Santos
por Jéssica Medeiros de Freitas
Publicado: 11/07/2025 - 10:12
Última modificação: 11/07/2025 - 10:15

Professor Antônio Carlos, coordenador do grupo de pesquisas de Durabilidade e Avaliação Estrutural (DurAE), em uma das áreas de testes, apresentando dormentes de ferrovias que foram submetidos a ensaios de pesquisa.

As pesquisas fazem parte da parceria com a Companhia Vale S.A., sendo o primeiro projeto encerrado no início deste ano. O objetivo da primeira pesquisa foi aprimorar o nível de confiabilidade, os procedimentos de fabricação e a durabilidade dos dormentes que compõem as ferrovias da empresa. Os resultados podem ser aplicados na infraestrutura ferroviária da Vale e replicados por outras companhias brasileiras. “O resultado do projeto interferiu em todo o setor. Alguns procedimentos de aquisição de elementos de ferrovia, como os dormentes, começaram a ser alterados. Ainda não houve a mudança normativa, mas o meio produtivo já está assumindo as recomendações e novos protocolos”, acrescenta o coordenador do projeto, prof. Dr. Antônio Carlos Santos.  

Os projetos são desenvolvidos pelo grupo de pesquisas de Durabilidade e Avaliação Estrutural (DurAE), da Faculdade de Engenharia Civil (FECIV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A empresa parceira investiu recursos para aquisição de novos equipamentos e para a contratação de alunos da UFU como pesquisadores, enquanto a universidade contribuiu com o potencial acadêmico e multidisciplinar.  

As pesquisas foram desenvolvidas pelo do coordenador e equipe do DurAE, no escopo da Cátedra Under Rail da Vale S.A., do qual ele é membro. A Cátedra reúne diversas instituições para desenvolverem pesquisas referentes à infraestrutura abaixo dos trilhos das ferrovias. A prioridade do Programa é encontrar melhorias e soluções de problemas específicos da Cátedra.   

A participação do coordenador do grupo DurAE, professor Dr. Antônio Carlos Santos, na Cátedra Under Rail da Vale S.A., eleva o nível de conhecimento e investimentos na Faculdade de Engenharia Civil da UFU, que passa a integrar um grupo de pesquisadores focados em um tema específico. 

Estrutura da estação experimental usada para ensaios em escala real.

Com as pesquisas, e os investimentos direcionados pela empresa parceira na infraestrutura laboratorial, foi possível, por exemplo, construir uma estação experimental na Faculdade de Engenharia Civil. Na Estação foram instalados ambientes para testes em escala reduzida e em escala real de dormentes com condições controladas como temperatura umidade, tensão e capacidade de carga.  “Essa escala de ensaio coloca a UFU em uma situação ímpar, dada a especificidade do ambiente para ensaios nessa escala. Aqui, podemos reproduzir as condições de desgaste que o setor metroferroviário enfrenta. Esse é um dos nossos diferenciais: fazer ensaios em escala real”, destaca o pesquisador.  

Com isso, a UFU também se destaca na formação de profissionais e novos pesquisadores. Os alunos têm acesso a experimentos apresentados na literatura e ampliam a capacidade de conhecimento que era oferecida somente em menor escala laboratorial. “Aqui temos a oportunidade de ir à ferrovia, visualizar a importância do que está se pesquisando e de aplicar isso na prática. E, ainda, nos relacionamos com pessoas do setor, o que, indiretamente, mostra novas oportunidades e amplia a possibilidade de entrarmos no mercado de trabalho”, destaca Laísy Meurer Piccini, pesquisadora contratada junto ao projeto com a Vale S.A.  

As pesquisas da parceria da VALE S.A., com a Universidade Federal de Uberlândia, fazem parte do volume de mais de 8 mil projetos gerenciados pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) em seus mais de 40 anos de criação. Além da UFU, ela apoia outras 4 Instituições Federais de Ensino Superior em Goiás e Mato Grosso e o Hospital de Clínicas em Uberlândia. Além de auxiliar os pesquisadores na gestão financeira, a FAU busca novas ferramentas para otimizar a gestão de projetos desde nas áreas de pesquisa, ensino, extensão, pós-graduação e inovação em P&D para o fortalecimento da educação nas instituições apoiadas e a economia nacional. “A participação da FAU é relevante para o apoio e suporte e qualidade no atendimento junto à empresa, assim como para a efetivação e execução dos projetos junto ao DurAE”, destaca o professor Antônio Carlos.  

Os projetos em parceria com empresas oferecem também a possibilidade de promover relacionamentos interdisciplinares em vários níveis, envolvendo a graduação, pós-graduação e estágio pós-doutoral com pesquisadores de outras unidades acadêmicas na UFU ou mesmo outras instituições de pesquisa que participam dos projetos. “Vamos nos especializando ao longo da graduação, passamos a compreender melhor vendo acontecer, é outro nível de qualidade de ensino. Sem falar do nosso contato, aqui dentro da universidade, com outras áreas e outros níveis de conhecimento que a gente não fazia ideia”, completa Maria Eduarda Guedes Coutinho. Ela faz parte dos projetos desde a graduação como aluna em Iniciação Científica (IC) e atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFU.  

A parceria com a Vale S.A. teve início há cinco anos. Como resultado do reconhecimento das diferentes expertises da equipe, surgiram novas linhas de pesquisa e, com elas, outros projetos em desenvolvimento como, por exemplo, temas que envolvem aplicação de tecnologias no monitoramento do estado dos dormentes ao longo da ferrovia que, inclusive, já geraram patentes.  

Um outro exemplo das demais pesquisas, envolve o aproveitamento da areia, coproduto do processo de mineração, que já está disponível no mercado. O uso de tal areia oferece melhoria na qualidade de concretos para construção civil, com menor impacto ambiental aumentando a sustentabilidade na extração do minério.  “A engenharia civil, particularmente, é uma engenharia do fazer, do sistema produtivo. Então, é importante que ela tenha um diálogo com a sociedade, com as empresas, manter essa prática de ouvir o meio e descobrir novas frentes”, completa o pesquisador Antônio Carlos coordenador do DurAE.

Fonte: https://fau.org.br/pesquisas-ufu-e-vale-s-a-contribuem-para-fortalecimento-da-infraestrutura-e-seguranca-de-ferrovias-no-brasil/